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CRISTIANISMO SEM CRISTO?

por Zulmiro Sarmento, em 16.12.14
 

 

  1. Nestes tempos ruidosos, todos temos consciência da nossa incapacidade para ouvir.

Mas será que, nestes tempos sombrios, teremos noção da nossa persistente dificuldade em ver?

 

  1. É um facto que passamos muito tempo a olhar e a falar do que olhamos.

Os nossos olhos passeiam-se, quais vagabundos, por tudo quanto existe. Mas será que, ao olhar para tanto, veremos o importante?

 

  1. Ver é muito mais que olhar. Ver não é só lançar os olhos. Para ver, é preciso mergulhar o olhar no interior da realidade.

As aparências, só por si, não permitem captá-la. Apenas presumem capturá-la.

 

  1. Hoje em dia, olhamos muito e muito depressa. Mas a pressa pressiona e desfoca.

A pressa de tudo olhar poderá levar-nos a nada (conseguir) ver.

 

  1. Muitas das nossas conversas andam à volta do que (supostamente) vemos: «Já visteisto?»; «Já viste a última sobre aquele?»

O ver sobrepõe-se a praticamente tudo. Sobrepõe-se ao ouvir: «Já viste o que disse Fulano?». E sobrepõe-se até ao ler: «Já viste o último livro de Sicrano?»

 

  1. No limite, não vemos; vemo-nos.

Aquilo que recolhemos é tão fugidio que pouco — ou nada — corresponde ao real. Corresponde mais à nossa percepção, à nossa impressão.

 

  1. A linguagem acaba por ser mais monitorizada pelo receptor do que pelo emissor.

E, neste sentido, a interpretação corre o risco de ser mais uma apropriação do que umaaproximação.

 

  1. Há muitos olhares sobre Jesus que não aproximam de Jesus. Há muitas palavras sobre Jesus que podem distanciar-nos de Jesus.

Será que todo o Cristianismo é cristão? Será que o Cristianismo procura sempre ser cristão? Será que o Cristianismo nos conduz sempre a Jesus? Será que o Cristianismo nos traz sempre Jesus? Quando olhamos para o Cristianismo, conseguimos ver — e ouvir — Jesus?

 

  1. Nem só Cristo foi tentado. O Cristianismo também sofre o assédio das tentações.

É o que acontece quando o Cristianismo ensombra a presença de Cristo, quando ignora — ou aparenta distorcer — a mensagem de Cristo.

 

  1. Procuremos ver Jesus. E que o Cristianismo deixe sempre ver Jesus: o Jesus inteiro, o Jesus do Evangelho, o Jesus da bondade, o Jesus da verdade.

O presépio é uma preciosa cátedra e uma encantadora lição. Seremos capazes de a perceber?

 

Do blogue Paz na Verdade

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