Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Pouco antes de ser eleito Papa, o cardeal Albino Luciani, no dia 7 de Outubro de 1973, na festa de Nossa Senhora do Rosário, assim falava aos seus diocesanos de Veneza:
« Que aconteceria se, numa reunião de católicos, eu convidasse as senhoras e os cavalheiros a mostrar o que têm nos bolsos ou nas malas de mão? Veria, com certeza, grande quantidade de pequenos objectos, espelhos, isqueiros e outras coisas mais ou menos úteis. Mas quantos terços? Há anos veria muitos mais.»
Na casa de Manzoni, em Milão, suspenso da cabeceira da cama, admiramos, ainda hoje, o seu terço. Recitava-o diariamente e no seu livro Promessi Sposi (Os Noivos) mostra-nos a personagem Lúcia a pegar no terço e a recitá-lo nos momentos mais difíceis da vida.
Windhorst, ministro do governo alemão, foi um dia convidado pelos seus amigos, não praticantes, a mostrar o seu terço. Era uma partida que lhe queriam pregar. Tinham-lho tirado do bolso esquerdo das calças. Windshorst não o encontrando nesse bolso esquerdo, meteu a mão no bolso do lado direito e mostrou-o a todos. Trazia sempre dois terços consigo.
Cristóvão Gluck, grande músico, durante as recepções na Corte de Viena, afastava-se alguns minutos a sós para recitar o terço.
O bem-aventurado Contardo Ferrini, professor universitário em Pavia, quando se hospedava em casa de amigos convidava-os sempre a rezar o terço consigo.
Santa Bernardete assegurava que a Santíssima Virgem trazia o terço no braço direito, aconselhou-a a trazer um com ela e a recitá-lo.
Em Fátima, a Santíssima Virgem também recomendou aos três pastorinhos que rezassem o terço.
O maior e mais célebre peregrino de Fátima - João Paulo II - deu-nos um exemplo admirável e comovente daquilo que ele chamava a sua «oração predilecta».
Há muitos anos a esta parte, eu, em Outubro, Mês do Rosário, ofereço um terço a todos os meus alunos do 5º ano de EMRC e falo-lhes da origem desta devoção simpática e dos benefícios da mesma, porque isto também é cultura. Estou certo que é um dos meios, entre outros, para alcançar a Paz: nos corações, na família, nos grupos, na sociedade, nas e entre as nações.