Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As três grandes religiões monoteístas são o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.
São monoteístas porque adoram um único Deus. As religiões que adoram vários deuses chamam-se politeístas.
Javé é o nome dado pelo judeus.
Deus é o nome dado pelos cristãos.
Alá é o nome dado pelos muçulmanos.
O que é que cada uma destas religiões diz acerca do seu Deus?
Vou procurar dar uma breve resposta a esta pergunta em pequenos trabalhos sucessivos, que prezam pela extrema simplicidade. É importante, por diversos motivos, conhecer tudo isto, mas sobretudo num tempo em que se fala do diálogo inter-religioso, sobretudo com as religiões que adoram um só Deus. Todos os dias nas agências noticiosas religiosas se fala deste diálogo necessário, importante, desejado, condição para a paz. Mas também alguém afirmou que enquanto houver Religiões não haverá paz...
DEUS, QUEM O "INVENTOU"?
A palavra "deus" vem duma língua muito antiga de origem indiana, o sanscrito. Nesta língua, Deus diz-se dei-wo, que significa "céu luminoso", o lugar onde habita a divindade.
Desde sempre que os homens pensaram que existiam forças misteriosas em acção no universo. Manifestavam-se sobretudo através dos fenómenos naturais (tempestades, tremores de terra, inundações).
Para se familiarizar com essas forças, procuraram entendê-las. De uma coisa tinham a certeza: deviam pertencer a um outro mundo.
Como não conseguiam dominar essas forças, procuraram saber quem era o autor. E foi assim que apareceu o nome de Deus.
Mas os homens não inventaram Deus, como se diria de um sábio que inventou um objecto. Na maior parte das religiões, Deus existe antes de todas as coisas, é o Criador do Universo.
Deus é eterno: sempre existiu e existirá.
Para adorar e respeitar a Deus, os homens estabeleceram regras, a que dão o nome de leis ou de mandamentos.
Assim nasceram as religiões. E se existem várias religiões é porque os diferentes povos não compreenderam Deus da mesma maneira.