por Zulmiro Sarmento, em 15.11.10
A Plataforma «Estandartes de Natal» propõe que, no próximo dia 21 deste mês, coloque os estandartes nas janelas. “Se já tem estandarte compre outro para oferecer a alguém do seu prédio ou da sua rua. Além de iluminarem a vizinhança com o Menino Jesus, essa pessoa este ano ainda vai receber um Evangelho 2011, quem sabe há quanto tempo o seu vizinho não lia o Evangelho? Ou se calhar nem nunca o leu...” – lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A Plataforma “Estandartes de Natal” propõe “partilhar com os amigos e vizinhos a alegria do Natal Cristão”, promovendo uma campanha de solidariedade em torno da imagem de Jesus, tornada visível nas varandas e janelas das casas.
Um “kit” para esta quadra inclui um “Estandarte de Natal” (pendão com o menino Jesus ao centro), uma mensagem de D. Carlos Azevedo (Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social) e Um Evangelho Diário (pequeno livro de bolso, especialmente concebido pela Plataforma e editado pela Apostolado de Oração).
Com o lucro da venda, a Plataforma irá ajudar as obras sociais da paróquia/movimento onde forem adquiridos.
Os kits que vendidos fora das paróquias reverterão para algumas obras sociais (quatro nacionais e uma internacional) seleccionadas previamente pela organização: Associação Emergência Social (www.emergenciasocial.pt); Associação InFamilia (www.infamilia.org); Associação Mãos Erguidas (www.maoserguidas.com); Ajuda de Berço (www.ajudadeberco.pt) e o Projecto Mehandam, (www.assculturaldasareias.org) construção de um dispensário médico em Mehandam, nos Camarões.
Como sublinha a mensagem de D. Carlos Azevedo, retomar o sentido da festa do Natal “abre para um renascimento da esperança capaz de: permitir aos pobres encontrar a serene alegria de viver, dar crianças à sociedade, conceder novidade às vias da economia e criatividade aos projectos políticos, universalizar as decisões com consciência do alcance global das atitudes locais e pessoais”.
Em 2009, as vendas ultrapassam os 23 mil estandartes.
Poderá obter mais informações em www.estandartesdenatal.com/ |
Autoria e outros dados (tags, etc)