Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Uns cientistas colocaram cinco macacos numa jaula, onde havia uma escada que dava acesso a um cacho de bananas. Quando um macaco subia, os cientistas mandavam um jacto de água gelada contra os macacos que estavam no chão. Então, estes apanhavam o outro e batiam-lhe. Em pouco tempo, nenhum macaco queria as bananas, apesar da feroz tentação de subir a escada. Os cientistas substituíram os macacos um a um. O «caloiro» tentava subir a escada mal entrava na jaula, mas ou outros batiam-lhe, e ele desistia. No fim, o novo grupo de cinco macacos, mesmo sem terem tomado um único banho de água gelada, continuavam a bater no que tentasse chegar às bananas!
P.S. Temos que mudar muita coisa na linguagem da Igreja quanto à transmissão da fé. Assim não vamos lá. Claro que ainda não deste por isso!...
Os problemas que já estão a acontecer com os catecismos novos (renovados) da adolescência são de estremecer pela ressonância que me chega às aulas sobre sexualidade e afectos. Os sabichões da Palavra de Deus proclamada que resolvam. Os adolescentes vão-lhes fazer frente. E a fidelidade ao texto catequético respeita-se ou não!?
Forte batata quente aos saltos nas mãos duma pessoa!