por Zulmiro Sarmento, em 31.05.09
Aumento do número de pedidos de ajuda à Caritas de Angra
Subida situa-se nos 40%
Com a crise actual, o número de pedidos de apoio à Caritas de Angra tem subido significativamente. "Podemos estimar essa subida na ordem dos 40%" - refere à Agência ECCLESIA Anabela Borba, directora da Caritas dos Açores.
Nos últimos tempos, "voltámos a ver pessoas que tínhamos deixado de ver nos últimos anos" - salienta. Voltam à Caritas porque "a pobreza surgiu novamente". A Caritas de Angra vê com "muita apreensão" a realidade actual. Tanto mais que "não vislumbramos" o aparecimento de novas empresas - disse Anabela Borba.
Como a acção da Caritas deverá ser cada vez "menos assistencialista" e "mais de promoção das pessoas"; a Caritas de Angra lançou - em cooperação com a Secretaria Regional da Educação - a formação de públicos adultos. Neste momento, este organismo está a tentar "arranjar apoios para nos colocarmos no mercado social de emprego" - frisou a responsável.
A maior parte dos utentes da Caritas de Angra "dificilmente estarão em condições, de por si só, conseguirem avançar para o mercado normal de emprego" - acrescenta. E finaliza: "a situação não é fácil".
Ãgência ECCLESIA
Autoria e outros dados (tags, etc)