Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Filósofo Fernando Savater: sobre a indisciplina na Escola

por Zulmiro Sarmento, em 21.04.09

Especialistas reunidos em Espanha

Aumento da violência nas escolas reflecte crise de autoridade familiar

 Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam hoje que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.

Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de convivência', dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram
que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas.
 'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater.
 'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa', sublinhou. Para Savater, os pais continuam 'a não querer assumir qualquer autoridade', preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos 'seja alegre' e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores.
 No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, 'são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os', acusa.

 'O abandono da sua responsabilidade retira aos pais a possibilidade de protestar e exigir depois. Quem não começa por tentar defender a harmonia no seu ambiente, não tem razão para depois se ir queixar', sublinha. Há professores que são 'vítimas nas mãos dos alunos'.

 Savater acusa igualmente as famílias de pensarem que 'ao pagar uma escola' deixa de ser necessário impor responsabilidade, alertando para a situação de muitos professores que estão 'psicologicamente esgotados' e que se transformam 'em autênticas vítimas nas mãos dos alunos'. A liberdade, afirma, 'exige uma componente de disciplina' que obriga a que os docentes não estejam desamparados e sem apoio, nomeadamente das famílias e da sociedade. 'A boa educação é cara, mas a má educação é muito mais cara', afirma, recomendando aos pais que transmitam aos seus filhos a importância da escola e a importância que é receber uma educação, 'uma oportunidade e um privilégio'.
'Em algum momento das suas vidas, as crianças vão confrontar-se com a disciplina', frisa
Fernando Savater. Em conversa com jornalistas, o filósofo explicou que é essencial perceber que as crianças não são hoje mais violentas ou mais indisciplinadas do que antes; o problema é que 'têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos'.
 'Deixaram de ver os adultos como fontes de experiência e de ensinamento para os passarem a ver como uma fonte de incómodo. Isso leva-os à rebeldia', afirmou. Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que 'mais vale dar uma palmada, no momento certo' do que permitir as situações que depois se criam. Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres.
Gostou? Então divulgue...


(Recebido por e.mail da menina Ana Ernesto)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:15


2 comentários

De Lisa a 21.04.2009 às 14:52


Realmente um e-mail de relevante importância…
É essencial que os pais se convençam
das suas responsabilidades para o bem dos seus filhos e deixarem
de responsabilizar Professores e catequistas, pelas suas incapacidades de pais…
O mundo de hoje está muito mais aberto aos inconstantes prazeres,
do que à verdadeira felicidade!..

Realmente fiquei felicíssima pela rica oportunidade
das crianças do Pico, participarem na peregrinação a Fátima.
É tão importante e urgente que as crianças aprofundam mais, o que é seguir o caminho de Jesus.
E o que é um coração puro!? … Acredito que será um momento bastante enriquecedor de fé.
Porque hoje infelizmente em muitas famílias, não à tempo para os filhos, nem para falar de Deus.

Felizmente ainda há crianças dóceis e atentas ao seu grande Amigo Jesus!
Fiquei encantada com algumas crianças que depois do Domingo de Páscoa
vieram Maravilhadas com os filmes que apreciaram,
da vida de Cristo, da Paixão, Morte e Ressurreição.
Foi maravilhoso ouvi-los, manifestando seus rostos brilhantes em certas etapas da vida de Jesus e entristeciam quando referiam
momentos do sofrimento de Cristo!..
A palavra em harmonia com imagem, difunde uma mensagem muito mais profunda.


De peregrina a 21.04.2009 às 16:02

Pois, "o problema é que 'têm menos respeito pela autoridade dos mais velhos" e é-lhes dado tudo e mais alguma coisa, às vezes para os compensar da falta de convívio familiar devido aos pais trabalharem e passarem menos tempo com os filhos.
É de facto um problema grave, ainda quando havia os avós em casa, estes partilhavam muito de seu com os netos.
Mas agora os mais velhos empurram-se para os lares..., e os mais novos ficam sós, libertos e à vontade deles próprios (muitos deles), claro que não se pode generalizar.

Comentar post



formar e informar

Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D