Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Da Presidência do Governo da Região Autónoma dos Açores tive acesso a um Despacho que afirma algo que vai de encontro ao desejo de muitos funcionários públicos em tempo quaresmal em algumas ilhas.
Estão dispensados de serviço, sem prejuízo de quaisquer direitos e regalias, os funcionários e agentes da Administração Pública Regional dos Açores que queiram participar nas ROMARIAS que se realizam nos Açores durante o período da Quaresma, desde que fique assegurado o normal funcionamento dos serviços públicos.
Ora, aqui está um exemplo do respeito por tradições multisseculares e que teimam em não acabar, antes pelo contrário, os jovens têm tido uma aderência exemplar e a Diocese tudo tem feito para dignificar ainda mais este exercício da piedade popular, com legislação adequada e acompanhamento pastoral e espiritual.
Saibam todos os senhores padres o respeito e a PRIVACIDADE que merecem todos estes homens, jovens, adolescentes e crianças, que se põem a caminho e pernoitam por aqui e por ali! Ouvem-se coisas que é de o chão se abrir... depois há umas risadas de circunstância, coloca-se a seguir um ar compungido de desagravo... E TUDO FICA NA MESMA! No ano seguinte é a mesma história. Alguns de São Miguel (e não só) sabem bem do que estou a falar!
Francamente... alguns grupos de Romeiros até já têm medo de passar por uma ou outra paróquia! E mais não digo porque desnecessário.