Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Desafios do presbítero
Ser presbítero, no contexto da igreja e do mundo actual, é um grande desafio. Este desafio requer uma preparação e uma espiritualidade esclarecida. O encontro que findou esta sexta-feira, sob orientação de D. Carlos Moreira Azevedo, foi um momento oportuno para se repensar o Ser Presbítero. Enviados por Jesus, os presbíteros são os seus servidores à luz da Palavra para que continuem a Missão que Jesus confiou à sua Igreja. Pelo testemunho cristológico, como pastores e irmãos pelo baptismo, serão mais presbíteros, quanto mais misericordiosamente actuarem. Servidores da Igreja, configuram-se à Palavra e transportam-na para a sua vida para que chegue aos outros filhos amados; não pela sua própria capacidade, mas auxiliados pelo Espírito Santo. O presbítero é o rosto de Jesus; mas é também canal para a humanidade se aproximar do Filho, e com Ele, do Pai.
A importância deste encontro, para mim, está no avivar a memória e no aprofundar a minha vida espiritual. Participei com entusiasmo, procurando uma ajuda para os meus, ainda frescos anos como presbítero. Termino esta semana mais comprometido e com consciência que o caminho que está à minha frente vai ser mais exigente do que foi até aqui. Saí também mais convencido que a tarefa que me foi confiada tem que ser colocada mais nas mãos de Deus.
Finalizo, afirmando que, embora ainda falte muito caminho para percorrer, estou esperançoso, porque conto com a força de Deus na actuante força do Espírito Santo alicerçado no exemplo e na pessoa de Jesus.