por Zulmiro Sarmento, em 25.01.09
Uma freira da congregação das Servas de Jesus da Caridade foi assaltada e agredida, em pleno Centro da cidade de Braga.
A religiosa, de 64 anos, dirigia-se, como todas as noites, para casa do doente de quem cuida, em Santa Cruz, quando, pelas 21h15, na avenida Central, junto à Casa do Professor, foi abordada por um indivíduo que lhe puxou a bolsa e a deixou caída no chão.
Ela não tinha um cêntimo e na bolsa estava apenas um casaco de malha. A freira, que ficou a contorcer-se com dores, foi socorrida por uma jovem que a ajudou a levantar-se e a dirigir-se ao agente de serviço junto ao Banco de Portugal.
O agente chamou os colegas da patrulha, que tomaram conta da ocorrência, e os bombeiros, que a transportaram a casa, onde se encontra de cama.
Este caso veio adensar o clima de medo em que vivem estas religiosas, que saem de casa pelas 20h30, para tomar conta de doentes durante a noite, e que regressam pelas 06h30, fazendo os percursos quase sempre a pé.
É que, ainda há cerca de um mês, uma delas foi perseguida por um grupo de jovens, na zona do Fujacal, tendo valido a intervenção de dois homens que apareceram naquele momento.
Em declarações ao Correio da Manhã, o arcebispo de Braga mostrou-se "chocado e revoltado" com este acontecimento, referindo que "é revelador da ausência de valores em que vive a nossa sociedade".
D. Jorge Ortiga apelou às pessoas que usufruem dos serviços destas religiosas "que as vão buscar de carro ou que paguem o seu transporte em carros de praça".
Secundino Cunha
Autoria e outros dados (tags, etc)